arquiteturas tradicionais
O GTP Arquiteturas Tradicionais, do eixo temático Modos de Habitar/ Arquiteturas Tradicionais, surgiu a partir da oficina-viagem à aldeia Kamayurá de Ipawu, no Alto Xingu. Ali, durante o apoio à realização do “Manual da Arquitetura Kamayurá”, para o qual o grupo de professores e alunos relacionados à Escola da Cidade fez levantamentos, produziu de forma compartilhada desenhos, empreendeu captação de imagens e áudios, houve muitas reflexões quanto à Cultura visitada e quanto ao contato que se vivenciava e, em alguma medida, se reinventava.
A partir de então, o GTP tem se dedicado a processar o material produzido em campo, que tem sido preparado para divulgação em diversos formatos, e objeto de pesquisas no sentido de aprofundar a compreensão da Cultura visitada, além de elaborar propostas de investigações complementares e apoio/ parceria com respeito a iniciativas do povo Kamayurá.
Manual de Arquitetura Kamayurá
Em Julho último (2019), na Plataforma habita-cidade foi organizada a Oficina-viagem "Modos de Habitar: Arquiteturas Tradicionais" que levou alunos e professores para a Aldeia Ypawu, em território Kamayurá no Alto Xingu. O objetivo geral das Oficinas-viagem "Modos de...