biolab
GTP que propõe uma interação prática e experimental Academia – População geral para a construção de instrumentos de fomento e consolidação de edifícios ecológicos para comunidades regenerativas, a partir da catalisação de dinâmicas participativas locais, de seus espaços, olhares e percepções, como tônica permanente de construção de coesão das pessoas, em sintonia com ciclos naturais.
A perspectiva do BioLab é incorporar o edifício-sede da Escola da Cidade como laboratório de práticas regenerativas de ciclos naturais e de relações humanas. Para isso, o GTP busca pesquisar, sistematizar, prototipar e incorporar sistemas ambientais baseados em infraestruturas azuis (que lidam com água) e verdes (que lidam com vegetação) ao espaço físico disponível da instituição.
A expectativa do grupo é a de produzir e registrar todo o processo de pesquisa, prototipagem e operação de sistemas permaculturais em um edifício preexistente. Deste modo, que o trabalho deste GTP fomente e facilite o estabelecimento de dinâmicas que levem aos Ecobairros, bairros entendidos de certo modo como ecovilas justapostas, nas cidades e regiões metropolitanas.
A ambição é a de, ao se olhar para o edifício, pensar o bairro e então a cidade como um todo que, além de sustentável, pretende-se regenerativa de ciclos naturais e de relações humanas – o BioLab se mostra como instrumento para que a Academia e a Sociedade Civil façam suas obras com parâmetros regenerativos previamente testados.
Conceitos tratados e problematizados no âmbito do GTP: ecológico, sustentável, regenerativo, cura do lugar – pragmaticamente, a ideia é apontar para a regeneração, de maneira possível e palatável para obras de diferentes escalas de implementação em uma estrutura preexistente.
Grupos de estudo, oficinas, organização e participação em eventos, além de artigos e interações com demais grupos de estudo permaculturais, mas não exclusivamente, fazem parte do escopo de ações do GTP.
Editor: Guilherme Trevizani
Publicação jardins filtrantes
Disponibilizamos em versão digital a Publicação sobre os Jardins Filtrantes Escola da Cidade Verde, instalados com apoio do Instituto Mahle no edifício da Escola da Cidade, no centro da cidade de São Paulo.
Estufa Dona Ulla
Local: Condomínio Parque Frondoso – Cotia – SP Av. dona Luiza Bonfiglioli 164 Parceiros: Estufa dona Ulla Escola da cidade Possíveis parceiros: Comissão Pastoral da Terra Vizinhos do Condomínio Financiamento: Estufa Dona Ulla cobertura financeira do projeto Definição/...